quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Projeto social reúne jovens estrangeiros e comunidades quilombolas

Um encontro de pessoas de diversas culturas que têm em comum o envolvimento em ações sociais. No Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, sete jovens de quatro países diferentes visitaram comunidades quilombolas beneficiadas pelo Projeto Desenvolvimento e Cidadania, que é coordenado pelo agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Luciano Cordoval, e financiado pela Petrobras.

Os jovens, vindos da Coreia, Japão, Estados Unidos e Colômbia, participam da organização não governamental norte-americana IICD (Institute for International Cooperation and Development), que promove o intercâmbio de voluntários para países da América Latina e África. O grupo é liderado pela brasileira Marcela Simões, que pesquisou pela Internet projetos sociais para serem visitados. Ela encontrou o trabalho coordenado por Luciano Cordoval, a difusão das barraginhas e lagos lonados, duas tecnologias que promovem ganhos ambientais e sociais.

O Projeto Desenvolvimento e Cidadania faz a implantação e treinamento de moradores para uso de barraginhas, que captam águas de chuva, evitam erosões e promovem o reabastecimento do lençol freático, e também de lagos lonados, reservatórios de baixo custo com finalidades variadas, como a criação de peixes, por exemplo. A doação de computadores é uma espécie de premiação para as comunidades que se destacam.



Fonte: Site da Embrapa

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.