segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Estados Unidos comemoram o Mês da História do Negro Americano

Fevereiro é um mês de grande significado para os afro-americanos, pois o país celebra o Mês da História do Negro Americano. Diversas atividades acontecem durante todo o mês para relembrar os grandes nomes da história.

Em comunicado oficial, o presidente Barack Obama, declarou que o tema escolhido para este ano "A História do Progresso Econômico e Social do Negro", é um convite para que seja prestada uma homenagem aos afro-americanos que conquistaram independência financeira e se tornaram autossuficientes.

“Este mês reconhecemos a coragem e a tenacidade de tantos americanos trabalhadores cujos legados se entrelaçam no tecido de nossa nação. Somos herdeiros de seu extraordinário progresso”, declarou.

O presidente continuou o discurso, dizendo que os negros americanos ainda possuem grandes desafios a enfrentar, como as disparidades na educação, saúde e a pobreza, afirmou que para superar esses desafios serão necessárias a mesma dedicação e urgência utilizadas pelas gerações passadas e aproveitou para convocar a nação a participar das celebrações que marcam o mês.

O mês da História do Negro Americano foi criado em 1926, por Carter G. Hudon, um historiador e acadêmico que percebeu que as lutas e realizações dos afro-americanos estavam sendo ignoradas ou mal interpretadas.

Dentre as atividades que celebram a data está, a do famoso Lincon Center em Nova York, que durante todo o mês de fevereiro traz apresentações relacionadas à cultura afro-americana.

Para marcar as comemorações do mês no Brasil, o Consulado Americano em São Paulo realiza, em parceria com o Museu Afro Brasil, o fórum “Uma visão das relações raciais nos EUA e Brasil”, onde especialistas e autoridades de ambos os países irão compartilhar experiências sobre o tema.






Fonte: AfroBrasNews

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.