domingo, 15 de agosto de 2010

Racismo na Rede: Naturalizar Jamais !

É notavel que vivemos numa sociedade culturalmente racista, que esta violencia contra o qual lutamos, acontece em episodios isolados, mas que encontra-se enraizada na nossa estrutura cultural. Se faz,importante ressaltar que o fato de percebermos essa triste condição não significa em nenhum momento que esta tenha que ser aceita ou ser tratada como um fato natural.

Devemos ressaltar que as redes sociais e a internet de uma forma geral é a nova esfera o publica da atualidade e que todas as manifestaçoes qui produzidas podem e devem ser repercutidas e ressaltadas as suas devidas responsabilidades.

Piadas vem sido ultimamente muito reproduzidas nas redes sociais e sites de relacionamentos, evidenciam a gravidade do assunto: ”não sou racista, racismo dá cadeia e cadeia é coisa de preto”. Primeiramente, tal frase nem mesmo deveria ser considerada como piada, mas frequentemente vem acompanhada de kkkkk ou rsrsrsrs.

Naturalizam-se este fato a partir da ideia de que se trata de algo que vai ainda além do preconceito racial, a criminalização de quem o sofre. Associa diretamente à população negra à classe criminosa. Marca visivelmente a diferença e discriminação racial, deixando a entender que crimes são tipicamente atividades de um grupo racial, ao qual os reprodutores de tais frases não se identificam, muito pelo contrário, tentam se distinguir, enfim, se formos fazer a análise discursiva dessa única frase, renderíamos vários artigos.Esse artigo não se propõe a censurar todos as possíveis vertentes deste pensamento, mas, de fato, com racismo que não podemos deixar passar despercebido.

O racismo na Internet é Crime, Denuncie esta Pratica !

Por: Alisson Silva

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.