domingo, 15 de agosto de 2010

Oficinas de Trançado Afro

Com o objetivo de desenvolver ações afirmativas e a elevação da auto-estima das mulheres Negras. O Movimento Negro Mocambo Odara realiza o "1º Trançando Vidas", oficinas gratuitas de Trançado Afro para Jovens Mulheres do Bairro do Curral Novo, participaram do projeto cerca de 15 mulheres dessa região.que aconteceu nos sábados (23 e 30 de Julho e 07 e 14 de Agosto), no salão da Associação de Moradores do Curral Novo. 

 A tradição dos cabelos trançados é originária da África e poderia indicar significados variados (estado civil, status social, origem, religião, etc.). Hoje em dia os penteados trançados continuam a ser mais utilizados pelos africanos ou afro-descendentes, no entanto, sendo a nossa sociedade cada vez mais multicultural, esta técnica continua cada vez mais a ganhar adeptos entre os jovens e adultos. Para além de ser uma alternativa ao uso de tratamentos químicos, os penteados com tranças são bastante artísticos e podem ser feitos em cabelos crespos ou lisos. 
Nesta oficina de penteados os participantes aprenderam passo a passo várias técnicas para fazer penteados com tranças. São tranças feitas junto ao couro cabeludo que permitem a criação de vários desenhos, tranças grossas ou finas, com o cabelo natural e com aplicação de outros fios, naturais e artificiais.
 O encerramento deste Projeto acontece no Próximo Sábado, dia 31 de Agosto, ás 14 horas na Associação de Moradores do Curral Novo. Uma cerimonia com representantes da Comunidade e alunas da oficina, finaliza o projeto. 


*Confira as Fotos das Oficinas no Perfil do Mocambo no Orkut (Click [aqui] para acessar o Perfil ) !

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.