quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

20 anos da libertação do líder Nelson Mandela


A África do Sul comemora hoje 20 anos da libertação do líder Nelson Mandela da prisão. A vida do líder representa a luta de um homem que durante 27 anos de prisão buscou não apenas pela sua própria liberdade, mas deixar livre toda uma nação, que vivia segregada pelo regime do apartheid.

Nelson Mandela foi solto no dia 11 de fevereiro de 1990, quando após inúmeras negociações com o líder, o último presidente branco sul-africano Frederik de Klerk, proferiu um discurso no parlamento declarando o fim do apartheid e libertando todos os prisioneiros políticos do país. Durante as comemorações dos 20 anos do final do regime na semana passada, Klerk afirmou em entrevista a agência AFP que Mandela foi a primeira pessoa a perceber a necessidade de uma negociação pacífica para o fim do regime separatista.

Ao ser liberto, Mandela deu início a uma nova etapa na história sul-africana. Em 1994, foi eleito o primeiro presidente negro do país em uma eleição multirracial. Em comemoração a data, o Conselho Nacional de Patrimônio Sul Africano anunciou nesta quarta-feira, que irá transformar a prisão Victor Vester, onde Mandela esteve preso, em um memorial da luta pela libertação na África do Sul.


Em nota divulgada a imprensa local, o presidente do Conselho, Sonwabile Mancotywa, afirmou que o memorial será reconhecida mundialmente como um patrimônio histórico mundial e passará a fazer parte da Rota do Patrimônio Nacional de Libertação, que inclui entre outros lugares a cidade onde Mandela nasceu e a sede da ANC.

Aos 91 anos, Nelson Mandela celebrou os 20 anos de sua libertação, em uma reunião íntima com diversos membros do Comitê pela Libertação Nacional, que foram os responsáveis por organizar a volta do líder para casa.De acordo com o site da Fundação Nelson Mandela, durante a comemoração o líder conversou com os membros do comitê por mais de uma hora e celebrou a data com bolo e champanhe.




Fonte: Afrobras

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.