sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pré-lançamento de Edital de Cultura Hip Hop

O primeiro edital Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez terá pré-lançamento nesta sexta-feira, dia 29, durante a realização do 10º Fórum Social Mundial na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O edital do Ministério da Cultura (MinC) premiará 128 iniciativas voltadas para a promoção e o fortalecimento da cultura Hip Hop no Brasil.

Com publicação prevista para a primeira semana de abril, o edital homenageará o artista e líder do movimento, Preto Ghóez, que morreu em 2004, vítima de acidente de carro. Um investimento no total de R$ 1,7 milhão premiará iniciativas realizadas individualmente ou em grupo, nas categorias Reconhecimento, Socioeducativa (Escola de Rua), Geração de Renda, Difusão/Conhecimento (5º Elemento) e Difusão - Menções Honrosas.

A partir de março, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) e entidades parceiras, como o Instituto Empreender (DF) e a Ação Educativa (SP), informarão em seus sites e por outras ferramentas de comunicação, todos os procedimentos necessários para a participação dos interessados. As inscrições permanecerão abertas durante três meses e os interessados poderão encaminhar suas propostas via internet ou pelo correio.

A cultura Hip Hop, cujas primeiras manifestações no Brasil datam do início dos anos 1980, surgiu nos Estados Unidos e, atualmente, pode ser encontrada em todo o território brasileiro, principalmente nas periferias das regiões metropolitanas. Entretanto, o Hip Hop chegou ao interior brasileiro, marcando presença, por exemplo, em assentamentos e acampamentos rurais, aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Com isso, absorveu a diversidade da cultura brasileira, criando uma identidade própria, com múltiplas variações, e tornando-se uma linguagem artística das mais representativas da nossa cultura.

*Homenageado
Márcio Vicente Góes, o Preto Ghóez, nasceu em 8 de outubro de 1971, em São Luis, no Maranhão. Teve uma infância pobre e começou a trabalhar com apenas 10 anos para ajudar a mãe a sustentar a família. Mas a paixão pela música também foi despertada cedo e, em 1993, ele já estava montando a sua primeira banda de Hip Hop, a Habeas Corpus, que, em 1994 passou a se chamar Skina. Em 1996, o artista formou um novo grupo musical. Surgia, então, a Milícia Neo Talmarina que durou até 1998. Neste ano, Preto Ghóez desfez o grupo e criou o Clã Nordestino - que gravou um único CD, a Peste Negra do Nordeste - e durou até a sua morte.

Fonte:Comunicação da SID/MinC

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.