sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

156 Anos do "Tigre da Abolição"


Hoje, dia 29 de janeiro, se comemora os 156 anos de nascimento do José do Patrocínio o "Tigre da Abolição". Filho da escrava Maria Justina e do padre João Carlos Monteiro, José do Patrocínio nasceu em Campos, um dos pólos escravistas do Brasil. Formou-se em Farmácia, mas atuou brilhantemente como jornalista. Fundou seu próprio jornal, Os Ferrões, em 1875. Dono de um texto requintado e viril, José do Patrocínio, que de início assinava Proudhom, se tornou um articulista famoso em todo o país.

Patrocínio viveu do período da Monarquia no Brasil (Brasil Império) para Primeira República (República Velha) e teve uma grande atuação sócio-política neste período, doando sua vida por um Brasil livre da escravidão. Não se limitou a lutar apenas por escrito pelo abolicionismo. Realizou conferências públicas, ajudou a fuga de muitos escravos, organizou núcleos abolicionistas, militando ativamente até o triunfo da causa, em 13 de maio de 1888.

Patrocínio também escreveu obras de ficção, mas sem a repercussão nem o talento do jornalista. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de no. 21, que tinha Joaquim Serra como patrono.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.