sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Carnaval 2010

Carnaval 2010

Pernambuco uma Nação Africana – O Bloco afro-baiano Ilê Aiyê prestará homenagem à nação africana do estado de Pernambuco, no carnaval de 2010, na capital baiana. O Ilê é considerado símbolo contra o racismo e luta a favor das conquistas dos direitos do cidadão negro na Bahia. Para intermediar o diálogo com Pernambuco, o presidente e fundador do Ilê, Vovô, 74 anos, convidou Jorge Arruda, 44 anos, mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Nantes, Paris, e professor da Universidade Católica de Pernambuco sobre os estudos afro-brasileiros, Filosofia e Teologia das matrizes indígenas africanas.


Em novembro de 2009, Arruda veio a Salvador em nome do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), do Estado de Pernambuco, para participar do seminário Experiências Ibero-Americanas de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial com Perspectiva de Gênero, em Salvador de 15 a 17 de novembro de 2009. Em entrevista exclusiva ao Sentinelas da Liberdade, Arruda confessou que conciliou a participação no seminário com a troca de experiências com Vovô do Ilê.

Sobre cordas e a privatização do carnaval, Vovô do Ilê afirma, “a corda é um mal necessário. O romantismo acabou. Não tem retorno”. De acordo com ele, Pernambuco merece homenagem. Possui razoável contingente negro e aplica políticas públicas mais democráticas a favor dos Afrodescendentes e manifestações culturais.

De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2008, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 27,02 % da população da Região Metropolitana de Salvador declara-se negra. No Recife, 7,49% considera-se negra.

Nossa equipe procurou “reis e rainhas” do Axé e não obteve resposta. O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meireles, também foi procurado e sua assessoria informou que ele estava com agenda cheia.

Enquanto que os artistas cantam o “amor e a alegria” nos circuitos e encontram espaço na agenda para aparecer na TV e cobiçar o lugar ao sol, se omitem na hora de responder as questões discutidas nessa reportagem. Resta o sonho de uma Bahia para os baianos, brasileiros e o mundo.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.