quarta-feira, 5 de agosto de 2009

De Zumbi à Casa D'Itália


O Brasil foi o último país a abolir formalmente o trabalho escravo. A luta pelo fim do racismo e as mazelas deixadas pelo mesmo não é nenhuma novidade. O movimento negro brasileiro, especialmente a partir da década de 1970, vem pressionando o Estado para a implementação de políticas afirmativas. No ano de 1995 a luta do movimento negro foi intensificada com as comemorações pelos 300 anos de resistência contra o racismo; a data foi escolhida por marcar os 300 anos da morte de Zumbi, líder negro do quilombo dos palmares. Apesar dos avanços alcançados, foi só em 2001 com a participação do Brasil na 3ª Conferencia Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, na cidade de Durban na África do Sul, que o Brasil passou a se comprometer publicamente com a luta contra a discriminação racial. No ano de 2003 foi criada a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, no mesmo ano foi sancionada a lei 10.639/03 ente outras ações que veio fortalecer a luta contra o racismo.
Nesse processo de transformação a cidade de Jequié vem acompanhando positivamente os acontecimentos a nível nacional. Jequié foi a primeira cidade da Bahia a introduzir no currículo escolar a Lei 10.639 a Lei que obriga as escolas a ensinarem a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, criou o núcleo de educação afro-brasileira na Secretaria de Educação para coordenar a Lei 10.639, e instituiu na Secretaria de Cultura o Núcleo de Cultura afro- brasileira.
Mas com tanto avanço que tivemos queremos ressaltar que atualmente existe uma campanha para a Ativação da Casa D’Itália isso seria um retrocesso para nossa sociedade. Queremos lembrar a todos que a vinda dos povos europeus fez parte da política nacional com o objetivo de branqueamento da população brasileira, o Estado brasileiro financiou a vinda e estadia dos mesmos em terra nacional, contudo as políticas publicas voltadas à promoção da imigração vieram a assentar o quadro de desigualdade nacional. A Lei da terra e a abolição, sem qualquer mecanismo de proteção ao negro liberto e a política de imigração baseada na idéia do branqueamento vieram ajudar a situação de pobreza e miséria que os afro-brasileiros viveram e vivem ainda hoje.
Mais uma vez ressaltamos que não queremos uma casa que contemple apenas uma etnia, contudo somos a favor de uma casa que contemple todas as etnias reunindo assim, as diversas culturas que estão nos rostos e jeito da população desta cidade.

Por Fernando Andrade

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.