domingo, 26 de abril de 2009

mulher: midia, musica e literatura.

por: Thais Barreto viana

Mulher: mídia, música e literatura!

As representações da mulher na atual mídia ainda são apresentadas de maneira preconceituosa e ainda machista. A grande mídia brasileira utiliza na maioria das vezes a imagem da mulher para vender produtos, em especial, as cervejas. As representações de figuras e a reprodução de discursos machistas reduzem a já pequena visibilidade das mulheres na sociedade quanto à sua presença nos espaços de poder sendo representada não como um mero produto a ser vendido. Essa situação de sub-representação é uma constante e não se alterou de forma expressiva nos últimos anos, a despeito de todas as mudanças tecnológicas no mundo das telecomunicações. Na literatura e letras de músicas brasileiras isso também não é diferente. Quando a mulher não está num papel submisso, ela ocupa cadeira importante no hall das destruidoras de lares, ou simplesmente a escória da sociedade etc. Mulheres do Movimento Feminista reagem à desqualificação feminina pela dominação patriarcal e machista da sociedade brasileira, principalmente em grupos sociais mais vulneráveis, no meio rural e urbano.

[a propaganda abaixo é sobre hidratantes e perfumes da victoria's Secret, mas o q chama atenção é o apelo exagerado das mulheres peladas com caras e bocas sensuais. Mais um exemplo que o apelo sexual vende muito]

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.