quarta-feira, 20 de abril de 2016

MOVIMENTO NEGRO MOCAMBO ODARA



Um movimento social organizado se constitui primeiramente, movido um sentimento de indignação e injustiça, sofrida por uma pessoa, um grupo ou uma parcela da sociedade. E a partir daí outras lutas e identidades são incorporadas, mas de modo muito especial a identidade de cada membro que compõe este grupo, a história de vida que cada uma pessoa traz consigo. Assim, com intuito da afirmação de uma identidade negra e enfrentamento ao racismo e intolerâncias correlatas, bem como movido por histórias de vidas, o Mocambo Odara inicia a sua trajetória, inicialmente como Agentes de Patorais  Negras - APN's  (nesse momento, como o Mocambo Mãe Negra Aparecida), mas devido a dificuldade de dialogar com os dirigentes regionais e estaduais, e ainda percebendo uma necessidade do resgate de uma identidade local, decidimos por uma atuação independente, mas sempre orientados pelas bandeiras estaduais e nacionais de luta do movimento social negro, e incorporando outras lutas necessárias para a garantia da dignidade humana. Com uma atuação junto às escolas, comunidades, a Universidade, em Jequié e Região, realizamos muitas atividades de cunho educacional, como palestas, cursos, seminários, fóruns de debate e oficinas, estudando e divulgando a história e cultura africana e afro-brasileira, história esta que durante séculos foi apenas contada sob a ótica do opressor, do "colonizador". Neste sentido, o nosso desafio enquanto movimento social organizado era recontar a história a partir de um novo olhar: O NOSSO, na visão daquela e daquele que sente, que sofre (ou sofria) com o preconceito, a discriminação, o racismo, mas que nunca abaixa a cabeça. 

O Empoderamento
Na luta diária, nos reconhecemos, e a formação é condição necessária para o enfrentado aos contextos de injustiça e garantia de direitos. No entanto, faz-se necessário a sistematização teórica desta prática.  E esta foi à questão norteadora para pausarmos as ações diretas do Mocambo Odara. Hoje, ainda mais convictos na nossa luta, especialmente, quanto ao momento atual, que atravessa política nacional, onde muitas conquistas da luta popular estão em perigo, reafirmamos a nossa caminhada. E nesta oportunidade  apresentamos dois acontecimentos de grande relevância no enfrentamento ao racismo, sobretudo o  Racismo Institucional. Sendo o primeiro acontecimento, a Entrega de Título de Cidadã Jequieense, à Professora Doutora Marise de Santana, uma indicação do Mocambo Odara, consentida pelo vereador José Carlos Pereira Bastos, Pé Roxo. E o segundo acontecimento, a defesa de Mestrado da Professora Maicelma Maia Souza, nossa irmã e companheira de caminhada.
Jequié/BA, 20 de abril de 2016.
A Entrega do Título pelo vereador Pé Roxo, no lado direto da foto
e ao lado esquerdo da foto, o Prof.º Dr.º Edson Dias, esposo da Prof.ª
Por Dionária da Silva
Prof.ª Dr.ª Marise de Santana, fazendo o seu pronunciamento


A Mais Nova Cidadã Jequieense
No Dia 21 de Março, Dia Internacional de Combate a Discriminação Étnica e Racial, a Professora Doutora Marise de Santana, recebeu o Título de Cidadã Jequieense, através do Decreto 02/2015, sendo um Projeto de autoria do vereador José Carlos Bastos Pereira, Pé Roxo, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores.
Mulher Negra, Empoderada de saber e de axé, que muito tem contribuído para uma educação para o pertencimento da história e cultura negra e indígena, sobretudo, despertando estas identidades em Jequié e Região.
Seja Bem Vinda Professora Doutora Marise de Santana!



Professora Mestre Maicelma Maia Souza, a mais pura verdade
em 01/04/2016 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB / Vitotória da Conquista.
Na defesa do Mestrado

Não é apenas a chegada de um título acadêmico em nossa comunidade que tem nos feito mais feliz. É o que a chegada deste título representa para nós negros/as. O nosso recado para tantos/as outros/as que ainda estão nos olhando desconfiados é: nunca duvidem da nossa capacidade, ela nos leva além!!!! Nunca duvidem da nossa competência, ela nos abre as portas!! Nunca duvidem da nossa força, ela nos sustenta até o fim!! Nunca duvidem da nossa fé, é ela quem nos move. Maicelma, e para você, que acreditou quando nos é dada a oportunidade, faz-se do céu o  primeiro limite é: Capacidade, Competência, Força, Fé e Coragem nunca hão de te faltar, ainda há um bom pedaço de vida a ser conquistada, entretanto, cada tua vitória é nossa imensa alegria. Maicelma, tens um brilho tão forte, tens um sangue tão guerreiro, um olhar tão vibrante, palavras tão especiais que só podia dar nisso: Mestre!!! Aprovada com Louvor!!
#Mainossoorgulho   #maicelmaretada  #mailacrou
Por Naionara Maia Souza

2 comentários:

DoMaimicelnimaque 21 de abril de 2016 00:42  

Eu amo estar em luta com vocês! Cada passo meu é passo de nosso povo a caminho da libertação! Axé!

DoMaimicelnimaque 21 de abril de 2016 00:42  

Eu amo estar em luta com vocês! Cada passo meu é passo de nosso povo a caminho da libertação! Axé!

  ©Template by Dicas Blogger.