segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mocambo: Iniciadas as atividades para 2011

O Movimento Negro Mocambo Odara recomeça suas atividades referente ao ano de 2011, com os ensaios da recem formada - Cia de Dança Mocambo Odara.
Dirigida pelo Coreógrafo e Licenciando em Artes Cênicas - UESB  Saulo Afoxé e composta pelos militantes do Mocambo Odara (Grupo ativista atuante a mais de 10 anos na cidade de Jequié) e membros da comunidade local, a Cia de dança é o mais novo projeto do movimento. Utilizando a dança como mais uma ferramenta para refoçar o debate, a resistência a todas as opressões e violência sofridas diariamente. O Mocambo Odara espera a abertura de novas oportunidade e o fortalecimento da alma e do corpo na luta contra o racismo.

Nascida nos terreiros de candomblé, ritmada ao som dos atabaques e coreografada com movimentos expressivos de inspiração africana, a dança afro, como todas as artes, é fruto da necessidade de expressão do homem, logo, carrega características da natureza humana. O principal vínculo da dança com a cultura africana é expresso através das coreografias. Os passos são uma releitura dos movimentos feitos pelos orixás nos rituais de candomblé. Logo, cada movimentação é religiosidade, resistência, diversidade e manifestação cultural, que precisa ser valorizada e reconhecida como construtora da identidade do brasileiro.
Assim como a religião, a culinária e a música, a dança é um grande elemento de resistência da cultura africana. Através de movimentos sutis e estéticos, ela simboliza uma cultura pouco valorizada. A sensibilização provocada pela dança possibilita um auto-conhecimento, uma reflexão, ensina a valorizar a própria cultura.

por Alisson Nito

Mais Informaçoes: 

2 comentários:

sol&& 5 de abril de 2011 às 15:11  

oi meu nome e vanessa borboleta achei muito enterresante o grupo de vcs seria muito bom se colocasse um flial aqui em vitoria da conquista
sou de um grupo de capoeira no qual trabalhamos com pessoas carentes e com cluturas afro-brasileiras meu email e Wanessa_silvasantos@hotmail.com

Tânia Regina Braga Torreão Sá 2 de junho de 2011 às 13:58  

Quero fazer parte do movimento. Vocês me aceitam?

  ©Template by Dicas Blogger.