terça-feira, 4 de maio de 2010

a morte de um Heroi.


O movimento negro nos Estados Unidos ganhou força em 4 de abril de 1968, após a morte do reverendo e ativista pelos direitos civis dos negros Martin Luther King. Enquanto conversava com o pastor Jesse Jackson, na sacada do hotel Lorraine -- hoje sede do Museu Nacional dos Direitos Civis, King, com 39 anos, foi atingido por um tiro do rifle de James Earl Ray e não sobreviveu. Em reação à morte do líder, milhares de negros protestaram em dez Estados norte-americanos, pedindo igualdade de direitos, justiça e paz e relembrando que a luta de King era pacífica.

Direitos dos negros

Mas os protestos pela morte de King foram somente a conseqüência do movimento pelos direitos dos negros, liderado pelo reverendo desde dezembro de 1955, quando realizou o boicote aos órgãos públicos promovido pelos negros de Montgomery, no Alabama, Devido à sua luta por direitos civis, King ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1964, quatro anos antes de sua morte. O reverendo também participou da marcha de 230 mil pessoas sobre Washington em 1963. A multidão se aglomerou entre o Monumento de Washington e o Memorial Lincoln para ouvir o célebre discurso "Eu tenho um sonho".

"Sonho que um dia em Alabama, com seus ferozes racistas, (...) os meninos negros e as meninas negras possam dar as mãos para as crianças brancas como irmãos e irmãs", afirmou King na ocasião.

Graças a essa manifestação, a emenda dos direitos civis foi encaminhada ao Congresso pelo então presidente John F. Kennedy e, após quase um ano de controvérsias, foi sancionada por Lindon Johnson (1963-1969). A emenda dá ao governo federal o direito de intervir nos Estados onde haja segregação racial. Outro importante ator social para a conquista de mais direitos para os negros nos EUA, foi o Partido dos Panteras Negras, que defendia a igualdade com os brancos e utilizava táticas de guerrilha contra policiais para promover uma revolução contra o capitalismo e terminar com a opressão promovida pelos brancos.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.