quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Retratos do Brasil Negro

A Editora Selo Negro Edições, lança, neste mês, uma coleção de biografias sobre ícones da cultura afro brasileira. A coleção, que começa com as biografias de Nei Lopes, Sueli Carneiro e Abdias Nascimento, aborda a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

A primeira biografia da coleção Retratos do Brasil Negro, escrita pelo jornalista Oswaldo Faustino, é de Nei Lopes, um brasileiro comprometido com sua terra e com a cultura de seu povo. Sempre criativo em suas realizações, ele vem enriquecendo o panorama da cultura nacional com a singular capacidade de elaborar e interpretar a dimensão mais densa e profunda da africanidade no país

Já a segunda biografia, da jornalista Rosane Borges, contempla a história de Sueli Carneiro, ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Feminista e intelectual, fundadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Sueli é uma das personalidades políticas mais instigantes da atualidade

Abdias Nascimento, o terceiro biografado da coleção, é um dos maiores pensadores negros do mundo. Sua luta pela igualdade racial e sua vida marcada por desafios são fielmente registradas nesta biografia: da infância humilde à criação do Teatro Experimental do Negro, passando por sua atuação como deputado federal.





2 comentários:

John Sanctus 9 de outubro de 2009 às 00:29  

Fico contente com o rumo que nossa sociedade vem tomando. Já consigo vislumbrar um futuro muito próximo onde veremos falar mais sobre os que tiveram uma militância em favor dos negros nesse país. Valorizar a vida daqueles que se dispuseram em favor do outro é sempre louvável!!!!

Um abraço Negro!

Alisson Nito 9 de outubro de 2009 às 09:03  

É verdade,Companheiro John,
precisamos conhecer e aplaudir a vida e a obra desses,que foram figuras fundamentais da cultura,da politica e da militância Negra !

  ©Template by Dicas Blogger.