Tentando entender a situação
A constituição federal fala sobre os direitos sociais, educação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados e do acesso universal a saúde, contudo, numa sociedade de profundas desigualdades, como a brasileira (com a sociedade jequieense não é diferente) serviços como a saúde, tem se mostrado insuficiente para assegurar o atendimento a todos.
Falando especificamente da anemia falciforme, o descaso, por parte dos órgãos competentes, é visível, não há nenhum tipo de programa ou tratamento, que possa cuidar dos falcémicos na cidade de Jequié, uma patologia pouco conhecida e tão comum em nossa cidade. Já deveria está sendo tratado como problema de saúde pública
Sinceramente eu não quero acreditar, que o descaso para com a anemia falciforme é por ser uma doença proveniente do continente Africano, acometida, em sua maioria, na população negra. Sinceramente, eu não quero acreditar nesse racismo institucional, ou será que devo?
Ótima indagação que eu também estou tentando entender...Amei o comentário!!!
Postar um comentário