terça-feira, 14 de julho de 2009

II Seminário " conhecendo a Anemia Falciforme"

Este é o II Seminario "conhecendo a Anemia Falciforme" Pensado e elaborado pelo Movimento Negro Mocambo Odara e pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de saúde, tendo o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié. Será realizado no dia 23 de julho no Palácio das Artes aparte das 8:00 horas. Tem como objetivo, leva o conhecimento da doança(Anemia Falciforme) aos agentes comunitários de saúde-Jequié.

A Anemia Falciforme desenvolveu-se na África, milhões de anos atrás.Lá protegia as pessoas contra malária, doença comum e séria nos países de clima quente.
No Brasil estima-se que 3 de cada 100 pessoas são portadoras de traço de Anemia Falciforme e 1 em cada 500 negros brasileiros nasce com uma da doença
Embora haja uma incidência na raça negra, os brancos, particularmente os que são provenientes do mediterrâneo ( Grécia, Itália, etc. ) Oriente médio, Índia, apresenta, doenças.
Diante deste quadro é possível deduzir-se que a miscigenação racial no Brasil está gerando a continuidade desta anemia, conforme ratifica a literatura brasileira, apontando de forma contundente que anemias hereditárias no país constituem um grave problema de saúde publica, e a cituação em Jequié não é diferente.

2 comentários:

Ariovaldo 17 de agosto de 2009 às 15:36  

Parabéns pela iniciativa em divulgar a Anemia Falciforme, assim quem sabe o governo melhora o atendimento nos hospitais que é uma das razões para a drástica carência de médicos pediatras no mercado de trabalho.

Ariovaldo 17 de agosto de 2009 às 15:39  

Vamos divulgar a Anemia Falciforme.

  ©Template by Dicas Blogger.