segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

abdias do nascimento. o nosso martim l. king

Abdias Nascimento

A história de Abdias Nascimento, político, artista plástico, poeta e escritor, confundem-se com as raízes do movimento negro no país e no mundo. Ele, que já completou 92 anos em 14 de março passado, foi o líder político que formou a primeira geração de atores e atrizes dramáticos negros do teatro brasileiro. Dramaturgo, escritor, artista plástico, ativista político, professor emérito da Universidade do Estado de Nova York, ex-deputado federal, senador, secretário de Estado do Governo do Rio de Janeiro, criador do Teatro Experimental do Negro e do Museu de Arte Negra, pioneiro na formulação de políticas de igualdade racial e ação afirmativa: eis alguns dos atributos do mais longevo líder negro, do Século XX.

Abdias Nascimento, na qualidade de primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo (de 1983 a 1987), já criava propostas de ações de igualdade para os negros na sociedade brasileira e apresentava projetos de lei definindo o racismo como crime. nomeado Secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (1991 a 1994). Em 1999, assumiu como titular - fundador a cadeira de Secretário de Direitos Humanos e Cidadania do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ele foi e continua a ser um político ativo e um pensador cheio de idéias de liberdade.

“Sonho com o dia em que os valores africanos serão respeitados e farão parte da consciência nacional. Depois de tantos séculos de espera, não temos mais tempo a perder”

“O povo de origem africana emerge como autor de saberes eruditos e criador de uma estética de profundo impacto e significado”.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.