quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Por: Fernando Andrade

O Movimento Negro Mocambo Odara completou 11 de atuação na cidade de Jequié o mesmo vem nesse período denunciando propositando politicas publicas e valorizando a população negra.

Alguns Institutos de pesquisa vem divulgando que é ainda grande a desigualdade entre brancos e negros é hoje reconhecida como uma das mais perversa no tecido social no Brasil, o que tem se observado que grandes diferenciais raciais marcam praticamente todos os campos da vida social brasileira. Seja no que diz respeito à educação, saúde, renda, acesso a emprego estáveis, violência ou expectativa de vida, os negros se encontra submetido às piores condições.

Contudo, nos últimos anos, uma tendencia positiva vem sendo observada, a renda entre brancos e negros, está caindo, tudo isso se deve a mobilização dos movimentos sociais organizado clamando o tempo todo por politicas de ação afirmativa.

Nós do mocambo odara junto com outra entidades não paramos durante todo ano realizamos o primeiro circular afro que teve como tema “Mulher” e “contra o extermínio da juventude”, denunciamos a ativação da casa de Itália, denunciamos a desativação do núcleo que coordenava a Lei, 10.639 na secretaria de educação, realizamos diversas reuniões ampliada com outro movimentos, realizamos o segundo seminário da Anemia Falciforme em parceria com o SINDACS, fizemos parceria com a pastoral das juventude em alguns eventos, e como proposta para o mês de novembro realizamos a Quizomba (festa), no dia 6 foi exibido um documentário, e no dia 7 tivemos uma noite cultural em celebração por todas as coisas que aconteceu esse ano.

Por tanto o caminho é longo e os obstáculos posto são inúmeros, presisamos de politicas eficazes no combate ao racismo ao preconceito e a discriminação para que de fato tenhamos uma sociedade democrática onde as pessoas não sejam medidas por sua aparência física ou seu biotipo e todos tenham oportunidade iguais.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.